terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais 5 alimentos que podem atrapalhar sua dieta esportiva


 Já listamos aqui os 5 maiores vilões para a dieta de qualquer pessoa. (link para o post sobre 5 alimentos que atrapalham) Mas não são só eles que representam uma ameaça para a boa alimentação, e consequentemente para a sua saúde! Hoje retomamos o assunto, e vamos listar mais 5 alimentos que você deve passar longe! Confira com a gente:
Salgadinhos
Quem não se deleita com aqueles pacotinhos, de sabores e formatos variados, muito cobiçados principalmente pelas crianças? Entretanto, esses alimentos são grandes inimigos do corpo humano, uma vez que contém sal em abundância e tem grande concentração de glutamato monossódico, um tipo de sódio que está ligado a dificuldades no aprendizado e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. O excesso de sal também sobrecarrega os rins e está associado ao aumento da pressão arterial. Sem contar que apesar da ilusão de serem rotulados às vezes como “naturais” são pobres em nutrientes e vitaminas.
Caldos e temperos industrializados
Assim como os salgadinhos, esses produtos apresentam elevados teores de sódio e glutamato monossódico em sua composição. A dica é preparar seu próprio tempero, com a maior quantidade de ingredientes naturais possível, livres de condimentos industrializados, corantes e aditivos químicos. Boas pedidas são mix de ervas, hortaliças, alho, canela e outros temperos comuns. Além de serem mais saudáveis, você pode experimentar com misturas diferentes e dar um toque único à sua culinária!
Frituras
Quem não gosta de uma batata frita bem crocante? Entretanto, o processo de fritura faz com que o óleo vegetal (gordura insaturada), bom para a nossa saúde, se transforme em gordura saturada, a mais nociva delas, que faz muito mal ao nosso organismo, e pode provocar diversas doenças. Além disso, o aquecimento do óleo modifica as moléculas da gordura, produzindo substâncias cancerígenas, como a acroleína e a acrilamida.

Doces
Tortas, bolos e outros tipos de doces elaborados com creme de leite e chantilly, muitas vezes são irresistíveis. Mas essas delícias quando consumidas em excesso fazem muito mal e podem contribuir para a obesidade. O açúcar se transforma em triglicérides e se deposita em órgãos e artérias, prejudicando seu funcionamento e aumentando as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, quanto mais açúcar em nosso corpo, mais insulina produzimos para combatê-lo, o que pode levar o pâncreas ao seu limite de funcionamento e comprometê-lo.
Álcool
Apesar de não ser própriamente um alimento, o consumo excessivo de álcool é um dos principais inimigos da saúde e das atividades físicas, uma vez que atrapalha o sono, desidrata e estimula as glândulas supra-renais, elevando os níveis de estresse. Além disso, prejudica o fígado. O consumo de algumas bebidas alcóolicas, como cerveja e vinho é benéfico para a saúde, mas apenas em quantidades moderadas. Uma taça ou copo apenas, por dia.
Como gostamos de lembrar sempre, a chave para uma boa alimentação é a moderação. Até mesmo os alimentos integrais, se consumidos em excesso podem trazer problemas de saúde. Se você é fã de doces, não quer dizer que nunca mais poderá comer nenhum. Privilegie no seu dia a dia doces naturais e sem açúcar, como a banana assada, por exemplo, e deixe o brigadeiro e a torta de limão para o fim de semana.
E você? Já criou seu plano de alimentação saudável? Acha que falou alguém nessa lista? Conte para a gente, nos comentários!


Este artigo foi produzido pela equipe da Limiar2, uma empresa que atua com consultoria e prestação de serviços de avaliação física, ajudando academias e profissionais a levar sua performance a um novo patamar! Confira mais artigos no blog da Limiar2.

Um comentário:

  1. Adorei seu post ,Marcela...continue assim nos orientando a ter uma saúde cada vez melhor...obrigada!!! Marcia

    ResponderExcluir